Fé como graça de Deus e conquista da pessoa humana


A fé é um dom gratuito de Deus, oferecido a todos os homens e mulheres, sem exceção. Percebe-se que quando São Pedro confessa que Jesus Cristo é o Filho de Deus Vivo, Jesus lhe declara que esta revelação não lhe veio da carne ou do sangue, mas do Pai que está nos Céus. A fé é um dom de Deus, uma virtude infundida por Ele.

Crer só é possível pela graça e pelos auxílios interiores do Espírito Santo. Mas não é menos verdade que crer é um ato autenticamente humano.
Passos na travessia da fé: A vivência Sacramental: Buscar os sacramentos da confissão e da comunhão para celebrar a vida comunitária. A caridade: A realização da caridade na vida diária nos ajuda a aumentar cada vez mais a fé.
A fé é a medida da graça. Marcos, no seu Evangelho, nos relata que Jesus ficou impossibilitado de realizar muitos milagres por ficar impressionado com a falta de fé do povo (Mc 6, 1-6). Muitas vezes nossas orações não estão de acordo com a necessidade de uma prece. Quantas vezes, diante das tribulações, tempestades e limitações, pedimos o que seria mais fácil para resolver nossa situação no momento. Mas, diante das orações, precisamos filtrar o que é da nossa vontade, o que é capricho, e buscar realmente o essencial. Deus opera na gratuidade para aquele que tem fé.
Se buscarmos a cada dia estimular a nossa fé através de leituras e da reflexão da Bíblia, conheceremos e viveremos melhor a fé de Cristo. A fé carece de cultivo a cada momento. A Palavra de Deus, a caridade, a oração e a esperança são modos de cultivar a vida de fé. Em nossas orações, peçamos ao Pai que aumente a nossa fé e a mantenha alimentada e enraizada na Igreja.
E neste mês dedicado a todas as vocações, para que tenhamos uma excelente reflexão, ficam as perguntas: como anda nossa vocação para fazer o bem? Estamos vivendo como Jesus viveu?


Fábio Alves de Oliveira - 3º ano de Filosofia

0 comentários: