Padre Sebastião Madureira fala sobre a devoção ao Servo de Deus em Santa Maria do Suaçuí


Padre Sebastião Madureira está à frente da paróquia Santa Maria Eterna, em Santa Maria do Suaçuí (MG), faz 8 anos. Segundo padre Madureira, esse tempo fez com que ele se tornasse um grande devoto do Servo de Deus. Por isso, incentivou tanto a devoção ao Cônego na paróquia e em toda a diocese de Guanhães.

Padre Madureira tem se dedicado no processo de beatificação do Servo de Deus desde que chegou a Santa Maria do Suaçuí. “O que me levou a ser devoto do Cônego Lafayette foi o conhecimento da história desse homem santo na vida dos paroquianos, que relatam graças e bênçãos, verdadeiros milagres alcançados pela intercessão do Santo Cônego, como é chamando em Santa Maria do Suaçuí”, afirmou padre Madureira.

“A paróquia preparou, para as celebrações dos 50 anos de falecimento do Cônego Lafayette, juntamente com a equipe diocesana da Pastoral da Comunicação (PASCOM), um novo livro da Novena e uma edição especial do jornal FOLHA DIOCESANA”, ressaltou padre Madureira. “Com o tecido onde foi colocado os restos mortais do Cônego, após exumação do seu corpo, que foi tirado do cemitério e levado para um túmulo preparado dentro do Santuário São Miguel, em Santa Maria do Suaçuí, pela equipe que veio de Roma para o fechamento do processo diocesano de beatificação, em 2009, foram feitas relíquias que estão sendo distribuídas para os fiéis”, acrescentou.

“Celebrar os 50 anos de falecimento do Cônego é reavivar a memória desse grande homem de Deus, pelas virtudes da simplicidade, humildade, dedicação, zelo pastoral, serviço às pessoas, caridade etc. Como se costuma dizer em Santa Maria do Suaçuí, o Cônego Lafayette permanece vivo no coração do povo”, disse padre Madureira. “Se dependesse só do povo de Santa Maria do Suaçuí o processo de canonização já teria chegado ao fim, pois para aquele povo o Cônego Lafayette é Santo”, concluiu.

No dia 19 de setembro de 2005, a paróquia inaugurou o Memorial Cônego Lafayette da Costa Coelho, que é aberto para visitação de todos os interessados. Nesse espaço estão objetos que pertenceram ao Cônego Lafayette: objetos litúrgicos, móveis da casa paroquial, livros, objetos pessoais, fotos etc.

No dia 21, transmissão ao vivo pela TV Santa

Neste ano em que se comemoram 50 anos da festa em memória do Cônego, estima-se que a cidade de Santa Maria do Suaçuí reunirá aproximadamente 50 mil pessoas. As festividades começaram no dia 12 de setembro, com a novena do Servo de Deus Lafayette da Costa Coelho, e encerram no dia 21 de setembro de 2011, dia em que se recorda a morte do Servo de Deus. Nessa data a TV Santa, de Governador Valadares (MG), transmitirá ao vivo, pela segunda vez, a festa. Acompanhe esse evento através da 1ª emissora católica de Minas Gerais na internet.




Fonte: Texto adaptado do site  www.diocesedeguanhaes.com.br.

0 comentários: