Convertei - vos e crede no Evangelho

Com a quarta feira de cinzas, dia de jejum e abstinência iniciamos um novo tempo na igreja; o tempo da Quaresma, no intuito assim de celebrar de coração renovado, o mistério pascal de Jesus. A celebração em si e o ato de imposição das cinzas nos lembram de o que Jesus nos diz no Evangelho: “Convertei-vos e crede no Evangelho”, e a oração (benção das cinzas) é uma súplica a fim de que Deus derrame copiosas bênçãos para todos os que receberão as cinzas, prosseguindo na observância quaresmal possam celebrarem de coração purificado o mistério Pascal.

Durante todo esse tempo, a Igreja faz uma caminhada toda voltada para os principais acontecimentos da vida de Cristo, levando-nos a refletirmos a nossa vida, enquanto cristãos, amados por Deus e peregrinos rumo ao Reino.

A cada ano, em comunhão com todas as comunidades, a Igreja no Brasil nos convida a refletirmos sobre um tema, o qual nos provoca e requer de nós um assumir algumas propostas que nos ajudam a melhor relacionarmos com as experiências que acontecem em nossa comunidade de fé. O tema, o qual a Igreja propôs a nós esse ano tem como Tema: “Fraternidade e saúde pública”, e Lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra!” (Cf. Eclo, 38,8), como forma de difundir melhor qualidade de vida a todos.

A cada domingo, além desse tema da Campanha, o próprio Evangelho nos coloca em contato com uma realidade vivida por Jesus e que muitas vezes é até nossa realidade. Sendo assim, temos:

Primeiro Domingo: Jesus sendo tentado no deserto. Umas das maiores tentações nossas hoje seriam o poder o ter e o prazer.

Segundo Domingo: Jesus é Transfigurado no Monte Tabor. É preciso transfigurar de nossas más aparências que nos impedem de ressuscitarmos.

Terceiro Domingo: Jesus expulsa vendedores do templo. Às vezes somos motivados a abusar do nosso corpo e esquecemos que ele é Templo de Deus.

Quarto Domingo: Jesus se mostra como vida e luz. O que nos impede de fazer essa experiência de vida e luz.

Quinto Domingo: A morte nos devasta, mas Jesus é sinal de glorificação. Muitas vezes vemos a morte como o fim de tudo e esquecemos de que Cristo é o caminho a verdade e a vida, Ele é a salvação.

Que Cristo nos ajude a vencermos todas essas ciladas e chegarmos com o coração puro à festa central da nossa fé, que é a Páscoa de Cristo, nossa páscoa.

Michel Hoguinele - Seminarista Diocesano

0 comentários: