Carta do bispo eleito de Guanhães


“Fiat Voluntas Tua”
 
CARTA AOS IRMÃOS PRESBÍTEROS E A TODOS OS FIÉIS DA DIOCESE DE GUANHÃES,
 
Paz e bênçãos no Senhor!
 
Foi com alegria e temor que recebi, através de S. Exª Revª Dom Giovanni d’Aniello, Núncio Apostólico, a nomeação como Bispo da Diocese de Guanhães, no Estado de Minas Gerais. Sinto alegria porque é uma missão confiada por Deus, porque é um pedido de Sua Santidade, o Papa Bento XVI e, porque é um pedido da Santa Mãe Igreja. O temor se justifica, porque ultrapassa todos os limites de meu ser humano, pequeno e frágil, e os desafios da Messe do Senhor são sempre muito grandes. Sei que ser Bispo não é uma honra, mas um serviço e, foi por isso, que respondi SIM ao chamado para assumir o pastoreio desta Diocese, que mesmo sem conhecê-la, já posso dizer que a amo.
 
No bairro onde nasci e cresci, chamado Bairro do Portão, onde também meus pais vivem até hoje, há muitos mineiros. Aliás, há uma vila que se chama “Vila dos Mineiros”. Por ocasião de minha nomeação, muitos já vieram felizes me cumprimentar. Fiquei sabendo que há muitos mineiros da região de Guanhães espalhados pelo bairro. Todos falam coisas muito bonitas, o que aumenta ainda mais as minhas expectativas. Por este motivo, sempre tive muita afeição pelo povo mineiro, pelo jeito simples de ser e de modo especial, pelo jeito de acolher.
 
Tenho consciência que muitos estão ansiosos e se perguntando a respeito de minha linha de ação e que tipo de orientação darei à Diocese. Para mim isso é normal. Eu também estou cheio de ansiedade e curiosidade. Não existe outro jeito de saber, a não ser conhecendo-nos mutuamente. O tempo, certamente, vai nos ajudar muito neste processo. O importante é que estejamos abertos e desprovidos de qualquer preconceito. Neste sentido quero iniciar o meu ministério acolhendo carinhosamente a todos. Desejo caminhar junto com todos os que aí já trabalham e sempre em comunhão com a Igreja, com o Santo Padre, o Papa, com os Bispos, com o Clero, com os agentes de pastoral e movimentos, com as equipes de trabalho, ministérios, associações religiosas, irmandades e com todo o povo desta Diocese. Quero, com paciência e caridade, conhecer, ouvir, refletir, esperar e acolher sempre. Que o Bom Deus nos ajude e nos oriente.
 
Com reverência, desejo saudar os Excelentíssimos Senhores Bispos da Província Eclesiástica de Diamantina, e com respeito e admiração, os Eméritos. Conto com a oração e amizade de todos.
 
Quero, com muito carinho e respeito, saudar paternalmente os Sacerdotes, os Diáconos, os Seminaristas, os Religiosos, as Religiosas e todos os consagrados presentes na Diocese. Conto com a amizade e a motivação de todos para que a nossa ação seja impregnada do Espírito de Cristo e atinja mais eficazmente o seu fim, na caridade e na paz.
 
Quero saudar os cristãos leigos e leigas, que na diversidade de dons desempenham o seu trabalho no amor a Deus e à Igreja; os irmãos e irmãs de outras Igrejas Cristãs e confissões religiosas, as autoridades constituídas e todos os que na Diocese desempenham ações e assumem encargos e serviços em prol da população. Que possamos juntos e na mesma convicção trabalhar para que a vida humana seja cada vez mais digna.
 
Convido a todos, mediante o nosso agir pelo Reino, e com os frutos da nossa atividade, a realizarmos a Comunhão Fraterna. Que todos juntos, alimentando-nos da Palavra e da Eucaristia, consigamos realizar aquilo que o Espírito Santo nos inspirar e fazermos sempre a vontade do Pai. A messe é grande. Os desafios são muitos. A família, a juventude, os pobres e marginalizados, os que sofrem preconceitos e discriminação, os enfermos, os idosos, os que sofrem na solidão, os pequeninos que o Pai tanto ama, esperam de nós, particularmente do Bispo, uma palavra de fé e de esperança para que possam vislumbrar uma saída e encontrar caminhos novos.
 
Que a Mãe Imaculada interceda por todos. Confio-me inteiramente a ela para que eu consiga corresponder às expectativas e sempre exercer o Ministério Episcopal com alegria e solicitude. Que o Arcanjo São Miguel esteja sempre a nos defender. Peço a oração de todos para que, através de mim e de todos os meus colaboradores, na Diocese de Guanhães, seja feita a Vontade de Deus.
Abençoando a todos,
 
Mons. Jeremias Antonio de Jesus
Bispo Eleito para a Diocese de Guanhães

0 comentários: