SOLENIDADE DE CRISTO, REI DO UNIVERSO (Circular do Bispo)

CIRCULAR nº 09 de DOM JEREMIAS -SOLENIDADE DE CRISTO, REI DO UNIVERSO DIA DOS CRISTÃOS LEIGOS E LEIGA


Caros Irmãos Presbíteros!
Saudações Fraternas!

            Dias 21(Missa Vespertina) e dia 22 de Novembro toda a Igreja celebrará a Solenidade de Cristo, Rei do Universo, e o encerramento do Ano Litúrgico. Como em todos os anos, no Brasil, celebraremos também o Dia dos Cristãos Leigos e Leigas. Por isso, peço aos senhores padres uma palavra de gratidão e afeto a todos os homens e mulheres que, com o seu testemunho de fé e participação, ajudam a Igreja de Jesus Cristo a ser sinal de salvação no mundo. Temos muito que agradecer aos nossos irmãos e irmãs, presentes nas nossas comunidades, assumindo trabalhos desafiadores, doando o seu tempo para que as comunidades tenham vida. Leigos e leigas que atuam nas nossas paróquias anunciando Jesus Cristo. Leigos e leigas, presentes na sociedade, como Igreja, fermento na massa, sal e luz, fazendo a diferença no mundo em que vivem. Homens e mulheres de fé atuando na edificação do Reino de Deus.
            Estou lhes enviando algumas sugestões para as celebrações dos dias 21 e 22. Sugiro também que façam uma Hora Santa Eucarística na intenção dos leigos e leigas, convidando todos os agentes de pastoral e aqueles que na sociedade dão o seu testemunho de fiéis discípulos e discípulas de Jesus Cristo a serviço do Reino. Envio-lhes ainda dois anexos produzidos pelo CNLB que podem servir de inspiração na preparação das celebrações.
            Desejo a todos santas e piedosas celebrações; e lhes agradeço, invocando as Graças e Bênçãos do Bom Deus! 
Em Cristo Jesus,

Dom Jeremias Antonio de Jesus
Bispo Diocesano
“Fiat Voluntas Tua”

SOLENIDADE DE CRISTO REI! DIA NACIONAL DOS CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS (Sugestões para a Celebração da Santa Missa e/ou Celebração da Palavra)
1- Destacar o Círio Pascal ou a Cruz ornada com um pano branco e com uma palma, que simboliza a vitória; destacar também a mesa da Palavra e da Eucaristia.
 2- ACOLHIDA INICIAL (sugestão): Caríssimos/as, alegremo-nos por sabermos filhos de Deus, o que nos impulsiona a sermos sal, luz e fermento no mundo em que vivemos. Somos convocados para um encontro pessoal com Jesus Cristo vivo e testemunhas de seu Evangelho. Ele é nosso Rei, nosso caminho, nossa vida, nossa salvação. O Reino de Deus chegou, ele já está aqui e nós somos os herdeiros da promessa, por isso devemos ser “cidadãos, discípulos missionários, sujeitos na Igreja e na Sociedade. A Igreja fecha, hoje, o ano litúrgico refletindo sobre a identidade, vocação e espiritualidade de homens e mulheres, verdadeiros sujeitos eclesiais, cidadãos, discípulos missionários.
3- Organizar a procissão de entrada trazendo a luz (Círio Pascal), a Cruz ornada com um pano branco e a palma da vitória, a Palavra, o sal e o Documento de Estudos 107-A.
4- CANTO DE ENTRADA: “Jesus Cristo, ontem, hoje, sempre ou “Vitória, tu reinarás”.
Pode-se acender o Círio Pascal, enquanto a assembléia aclama cantando.
5- RECORDAÇÃO DA VIDA: Fazer memória de leigos e leigas, sujeitos na Igreja e na Sociedade, que deram a vida pelo Reino de Deus.
6- ATO PENITENCIAL: pode ser por aspersão!
7- ORAÇÃO PARA A BÊNÇÃO DA ÁGUA: “Ó Deus, bendito sejais pela água que fecunda a terra e dá vida a toda a vossa criação. Ela não apenas refaz nossas forças, mas é sinal de que nos renovais interiormente em vossa aliança. Por esta água, venha sobre nós o vosso Espírito, para fazer de nós criaturas novas, um povo de sacerdotes, profetas e reis, agora e sempre. Amém!”
8- HINO DE LOUVOR: Louvemos pelo imenso trabalho dos cristãos leigos e leigas, “sal da terra, luz do mundo e fermento na massa”.
 9- LITURGIA DA PALAVRA – Durante a Proclamação do Evangelho, pessoas com velas (leigos e leigas) se aproximam da mesa da Palavra. Incensar o Evangeliário.
Ao final da Proclamação do Evangelho repetir o canto de aclamação ou cantar o refrão: “Honra, glória, poder e louvor; a Jesus nosso Deus e Senhor!”
10- CREIO: Distribuir uma vela a cada um e fazer a renovação das promessas batismais.
 11- PRECES: Preparar as preces com a resposta: “Venha a nós o vosso Reino!”
 Incluir a oração do dia do leigo e da leiga.
 12- APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS: Junto ao pão e vinho, apresentar os trabalhos e campos de atuação do leigo e da leiga na Igreja e na sociedade local, e cestos de pães para a partilha.
13- AVISOS: Lembrar que no Domingo seguinte inicia-se o Tempo do Advento.
14- Enviar os leigos e leigas para a missão do anúncio e da construção do Reino.
15- RITOS FINAIS: Partilha dos pães (se possível) como compromisso profético de ser fermento na massa.

0 comentários: