Mensagem Urbi et Orbi do Papa Francisco

Queridos irmãos e irmãs, Feliz Natal!
Cristo nasceu para nós, alegremo-nos, no dia da nossa salvação!
Nós abrimos nossos corações para receber a graça deste dia, que é o próprio Cristo: Jesus é a luz "dia" que surgiu no horizonte da humanidade. Dia de misericórdia, em que Deus, o Pai revelou à humanidade a sua proposta. Dia de luz que dissipa as trevas do medo e angústia. Dia da Paz, em que se torna possível encontrar, conversar, e acima de tudo para se reconciliar. Dia de alegria: a "grande alegria" para os pequenos e os humildes, e para todo o povo (cf. Lc 2:10).
Neste dia, a Virgem Maria, Jesus nasceu, o Salvador. O presépio nos faz ver o "sinal" que Deus nos deu "um menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura" (Lc 2:12). Como os pastores de Belém, também estamos indo para ver este sinal, este evento, que se renova a cada ano na Igreja. O Natal é um evento que se renova em cada família, em cada paróquia, em cada comunidade que acolhe o amor de Deus encarnado em Jesus Cristo. Como Maria, a Igreja mostra a todos o "sinal" de Deus: a criança que você carregou em seu ventre e deu à luz, mas que é o Filho do Altíssimo, porque "é o Espírito Santo" (Mt 1:20) .Portanto, Ele é o Salvador, porque é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (cf. Jo 1:29). Com os pastores, nós nos curvamos diante do Cordeiro, nós amamos a bondade de Deus que se fez carne, e deixar que as lágrimas de arrependimento encher nossos olhos e lavar nossos corações. Todos nós precisamos dele!
Ele sozinho, só Ele pode nos salvar. Só a misericórdia de Deus pode libertar a humanidade das muitas formas de mal, às vezes monstruosos, o que gera egoísmo nele. A graça de Deus pode converter corações e abrir caminhos para sair de situações humanamente insolúveis.
Onde é que Deus, a esperança nasce: Ele traz esperança. Onde é que Deus vem a paz. E de onde vem a paz, não há espaço para o ódio e a guerra. No entanto, exatamente onde ele veio ao mundo o Filho de Deus feito carne, continuando tensão e violência e da paz é um dom a ser invocado e para ser construído. Podem israelenses e palestinos a retomarem o diálogo direto e chegar a um acordo que irá permitir que os dois povos a viver juntos em harmonia, superando um conflito que há muito se opõe a eles, com graves repercussões sobre toda a região.
Pedimos ao Senhor que o entendimento alcançado nas Nações Unidas o mais rápido possível para ser capaz de silenciar o fragor das armas para a Síria e para remediar a grave situação humanitária da população exausta. É igualmente urgente que o acordo sobre a Líbia tem o apoio de todos, a fim de superar as divisões graves e violência que assola o país. A atenção da comunidade internacional é dirigido por unanimidade a acabar com as atrocidades, tanto nesses países, assim como no Iraque, Iêmen e África Subsaariana ainda afirmam muitas vítimas, causando imenso sofrimento e não poupa sequer o patrimônio histórico e cultural da povos inteiros. Meus pensamentos também se voltam para aqueles afetados por hediondos atos de terrorismo, em particular os massacres recentes ocorridos sobre os céus do Egito, Beirute, Paris, Bamako e Tunis.
Nossos irmãos perseguidos, em muitas partes do mundo por causa de sua fé, o consolo e a força de presentes do bebê Jesus.Eles são os nossos mártires hoje.
Paz e concórdia pedir o querido povo da República Democrática do Congo, Burundi e Sudão do Sul a fim de que, através do diálogo, vamos fortalecer o compromisso comum para a edificação da sociedade civil animado por um sincero espírito de reconciliação e compreensão mútua .
Natal trazer a paz real, mesmo a Ucrânia, proporcionar alívio para aqueles afetados pelas consequências do conflito e inspirar a vontade de concluir os acordos, para restaurar a harmonia em todo o país.
A alegria deste dia ilumine os esforços do povo colombiano, porque, animada pela esperança, com o compromisso contínuo para buscar a paz desejada.
Onde é que Deus, a esperança nasce; e onde a esperança nasce, as pessoas a encontrar a sua dignidade. No entanto, ainda hoje multidões de homens e mulheres são privadas de sua dignidade humana e, como o bebê Jesus, sofrendo com o frio, a pobreza ea recusa dos homens. Chega hoje a nossa proximidade aos mais vulneráveis, especialmente as crianças-soldados, para as mulheres que sofrem violência, vítimas de tráfico de seres humanos eo tráfico de drogas.
Não perca o nosso conforto para aqueles que fogem da pobreza ou guerra, viajando em condições desumanas com muita freqüência e, muitas vezes arriscando suas vidas. Eles são recompensados ​​com abundantes bênçãos aqueles indivíduos e Estados, devem esforçar-se generosamente para ajudar e acomodar os muitos migrantes e refugiados, ajudando-os a construir um futuro digno para si e para seus entes queridos e para integrar as sociedades que os recebem.
Neste dia de celebração, o Senhor está restaurando a esperança para aqueles que não têm trabalho - e há muitos! - E apoiar os esforços daqueles que têm responsabilidades públicas no político e econômico para fazer o seu melhor para perseguir o bem comum e para proteger a dignidade de cada vida humana.
Onde é que a misericórdia de Deus floresce. É o dom mais precioso que Deus nos dá, especialmente neste ano jubilar, em que somos chamados a descobrir a ternura que o Pai Celestial tem em relação a cada um de nós. Que o Senhor especialmente aqueles na prisão para experimentar o seu amor misericordioso que cura as feridas e vence o mal.
E assim, hoje juntos regozijar-se no dia da nossa salvação. Contemplando o berço, fixamos nosso olhar sobre os braços abertos de Jesus que nos mostram o abraço misericordioso de Deus, como nós ouvir o grito da criança que sussurra: "Para meus irmãos e amigos que vão dizer:" Haja paz dentro de você "! "(Sl 121 [122], 8).


Desejos do Natal depois da Mensagem Urbi et Orbi
A vós, queridos irmãos e irmãs, vieram de todo o mundo nesta praça, e como muitos países diferentes estão conectados através de rádio, televisão e outros meios de comunicação, dirijo a minha mais cordial saudação.
E 'Natal do Ano Santo da Misericórdia, então eu desejo a todos para ser capaz de acolher em suas vidas a misericórdia de Deus, que Jesus Cristo nos deu, para ser misericordioso com os nossos irmãos. Então, vamos crescer paz!

Feliz Natal!

Francisco, PP.

0 comentários: