Dom Darci José Nicioli é empossado Arcebispo Metropolitano de Diamantina

Em cerimônia neste, 22 de maio, Solenidade da Santíssima Trindade, dom Darci José Nicioli, foi empossado 8º arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Diamantina. Ele prometeu ser pai, amigo e pastor e toda sua experiência em prol de uma Igreja Viva.
Milhares de fiéis  das 55 paróquias arquidiocesanas além de pessoas de outros regiões participaram da celebração de posse, realizada na porta da Catedral Arquidiocesana, dedicada a Santo Antônio em Diamantina. Dom Darci foi recebido com grande alegria pelos fiéis e inicialmente, saiu em procissão do Palácio Arquiepiscopal, em direção à catedral, onde iniciou-se todo o rito de posse.
Entre os paroquianos era grande a expectativa. As ´palavras proferidas à dom Darci foram de encorajamento, companherismo e de muita acolhida e ao mesmo tempo, agradecimento à Dom João Bosco que esteve à frente da Arquidiocese de 2007 até o presente momento e que realizou um lindo trabalho pastoral.






Os sacerdotes e vários bispos e arcebispos, além do cardeal-arcebispo de Aparecida, participaram da celebração, que começou sob a presidência do Nuncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D'aniello. Após a leitura Bula de Nomeação ou Letras Apostólicas, também assim chamado, o documento do Santo Padre nomeando dom Darci,  arcebispo de Diamantina, seguiram os dois momentos mais simbólicos da posse. No primeiro, dom João entrega o báculo a dom Darci e em seguida, o convida para assentar-se na cátedra.
O novo arcebispo foi cumprimentado por todo o clero arquidiocesano e a celebração seguiu o seu rito habitual. Ao final, autoridades, leigos e o clero manifestaram a sua alegria e esperança com novo pastor da Igreja Católica da Província Adamantinense.

Sobre o novo Arcebispo de Diamantina

Dom Darci José Nicioli, CSsR,   nasceu em Jacutinga-MG, no dia  1º de maio de 1959. Ingressou no Seminário Redentorista Santo Afonso de Aparecida em 1974, onde cursou o Ensino Médio, já em 1977 iniciou o curso de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
No ano de 1982 fez a sua profissão religiosa na Congregação do Santíssimo Redentor, indo morar em São Paulo para iniciar os estudos teológicos no Instituto de Estudos Superiores São Paulo, em São Paulo. Foi ordenado diácono em 1985, na cidade de Mauá, por Dom Cláudio Hummes, OFM, quando ainda bispo da Diocese de Santo André.
No dia 8 de março de 1986 foi ordenado por sacerdote em sua cidade natal, por Dom Pedro Fré, CSsR. Neste mesmo ano seguiu para Roma, onde cursou o Mestrado em Teologia Dogmática, no Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma.
Retornando ao Brasil, exerceu inúmeros serviços na Província Redentorista de São Paulo, como: Reitor do Seminário de Filosofia em Campinas, de 1989 a 1996; Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de 1988 a 1989; Conselheiro Provincial, de 1996 a 2002 e foi professor de Teologia Dogmática e Sacramentos no Instituto de Estudos Superiores São Paulo, na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção e na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, de 1989 a 1990. Foi sacerdote assistente da paróquia de São José Operário, em Campinas, de 1990 a 1996; foi superior da comunidade religiosa de Campinas, em 1996, Ecônomo do Santuário Nacional de Aparecida, de 1997 a 2005, Conselheiro Provincial da Província Redentorista de São Paulo, em 2003, e Superior da Casa Geral da Congregação Redentorista e do Santuário Internacional de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Roma, de 2005 a 2008.
Em dezembro de 2008 foi nomeado Reitor do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Aos 14 de novembro de 2012 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo-auxiliar da Arquidiocese de Aparecida
Aos 9 de março de 2016 foi nomeado pelo Papa Francisco como arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Diamantina  .

Brasão Arquiepiscopal de Dom Darci José

Trata-se de simbologia heráldica onde os elementos – sinais, traços e cores – juntamente com o lema, sugerem o programa de vida traçado por aquele que foi eleito Pastor, sua missão e seu ministério. 

O capelo é o chapéu com vinte pingentes entrelaçados, de cor verde, simbolizando Jesus Cristo cabeça da Igreja e seus apóstolos, no serviço ao Povo de Deus. O Bispo faz parte do Colégio Apostólico, é sucessor de Pedro, em comunhão com o Papa. 

O báculo é símbolo do serviço pastoral e o Arcebispo deve conduzir as Igrejas a ele confiadas para o Bom Pastor, Cristo Jesus.

O pallium (manto de lã) identifica o pastor à frente do rebanho, em unidade com o Papa e a Sé de Pedro.

O Lema: Signum tuum Luceat (que a Tua luz brilhe!)
Extraído de Ap. 12,1, expressa a motivação espiritual do ministério de D. Darci José: Que brilhe a Luz do Cristo por Maria, intercessora e perpétuo socorro em sua vida.

O sinal que sobressai é a cruz do Redentor, referência à origem espiritual redentorista de D. Darci José. A cruz arquiepiscopal (dupla) é iluminada pelo grande sol, alusão à mulher vestida de sol de Ap. 12,1. Compondo com esses elementos centrais, está a flor de lírio que nasce das águas, sinal indicativo da Mãe Aparecida – aparecida das águas – aquela que no Brasil aponta-nos o Redentor.

Os traços da água são quatro, aludindo aos evangelistas, a Palavra da Boa Nova que deve ser proclamada e vivida. Lembra-nos o batismo, de onde nascemos para a verdadeira vida e de onde brota o cristão como ser missionário. Esses mesmos traços indicam-nos o rio Paraíba do Sul, onde a Virgem “apareceu” aos simples pescadores, pescadores como os primeiros discípulos. Referência também ao lugar – Aparecida SP - onde D. Darci José iniciou o ministério episcopal.

Os peixes sublinham a vida apostólica, Pedro e Paulo. Recorda também a abundância de peixes após a pesca da imagem milagrosa de Aparecida, pelos três santos e benditos pescadores. Igualmente fazem referência à Eucaristia, alimento do Ressuscitado, sustento daqueles que se colocam a seu serviço. 

O Campo predominante do brasão é o azul, referência ao infinito e universal: o mandamento cristão, o amor, é para todos os povos e sem limites, “até os confins da terra”, do qual o Bispo deve ser arauto.

0 comentários: