Diocese de Guanhães elabora plano de ação evangelizadora para o ano de 2012
Os agentes de pastoral da diocese de Guanhães, leigos, religiosas e padres, se reuniram na cidade de Guanhães (MG), entre os dias 15 e 16 de novembro, para avaliação das atividades pastorais e missionárias do ano de 2011 e planejamento da ação evangelizadora da Igreja diocesana para o ano de 2012. Padre Jacy Diniz Rocha, secretário da Equipe Diocesana de Animação Pastoral (EDAP), coordenou toda a reunião. No dia 15, as linhas de ação foram discutidas. Os grupos foram divididos em áreas de interesse: pastorais sociais, juventude, família, comunicação, apoio e formação. Cada um desses grupos apontou avanços, retrocessos, urgências e sugestões.
No final desse dia, o objetivo geral da ação evangelizadora da Diocese foi elaborado: “Tornar a Diocese comunidade de comunidades em missão”. E os objetivos específicos assim apontados: 1° Fortalecer a Pastoral Familiar; 2° Implantar a catequese sob inspiração catecumenal; 3° Animar a Vida e a Pastoral com a Bíblia; 4° Valorizar a comunicação como instrumento para criar rede de comunidades; 5° Revitalizar os grupos de reflexão em sintonia com as pastorais sociais; 6° Promover a formação litúrgica.
Segundo padre Dilton Maria Pinto, assessor do serviço missionário da Diocese e secretário do COMIRE (Conselho Missionário Regional, do Regional Leste 2), o encontro com agentes de pastoral projeta nossa Igreja diocesana. “Mesmo com a falta do bispo diocesano, temos cuidado para que nossa Igreja permaneça fiel ao mandado do Senhor.” Padre Dilton ainda ressaltou a eficiência do Administrador Diocesano, padre Marcello Romano, na condução da missão evangelizadora da nossa Diocese.
Padre José de Brito Filho, coordenador das atividades evangelizadoras da Diocese, sugeriu que as atividades planejadas tomem uma dimensão missionária e profética. “Não seria um plano diocesano de pastoral, mas um plano diocesano de evangelização. Tornar a Diocese comunidade de comunidades em missão está em inteira sintonia com as propostas das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).” “Os agentes de pastoral da diocese de Guanhães tiveram um dia de formação e aprofundamento sobre as DGAE. Esse encontro foi assessorado, no dia 26 de outubro de 2011, pelo padre Manoel Godoy, teólogo e diretor do Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), em Belo Horizonte (MG)”, informou padre Brito.
Na manhã do dia 16, os participantes do encontro celebraram a eucaristia presidida pelo padre Wanderley Fonseca Clemente. “O Reino de Deus, pregado por Jesus Cristo, se faz presente no meio de nós por meio das relações cotidianas”, ressaltou padre Wanderley durante a homilia.
Padre José de Brito apresentou elementos básicos sobre o projeto de evangelização. Abordando o objetivo geral das DGAE, destacou a missão do discípulo missionário na vida da Igreja diocesana. “A vida cristã brota do testemunho e da vida comunitária, da experiência com os injustiçados e sofridos, precisamos resgatar a dignidade do nosso povo, melhorando a estrutura social da pessoa”, disse padre Brito. “Toda nossa atividade paroquial deve ser missionária”, destacou.
Em seguida, padre Jacy, coordenador das atividades do encontro diocesano de avaliação e planejamento, propôs a elaboração e organização do plano diocesano de evangelização. Terminado esse trabalho, a reunião foi encerrada. “O encontro de avaliação e planejamento mostra o espírito missionário da diocese de Guanhães”, ressaltou padre João Evangelista dos Santos, assessor do Serviço de Animação Vocacional (SAV) na Diocese.
Fonte: www.diocesedeguanhaes.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário