IGREJA DIOCESANA CELEBRA MISSA DA UNIDADE

Aos 29 de março, já pela manhã, padres, religiosas e seminaristas da diocese de Guanhães iniciaram o dia de confraternização, em Guanhães (MG). Na ocasião, celebraram-se a unidade e a comunhão diocesana entre os religiosos de toda a Diocese. Um almoço comemorativo foi realizado. Presença significativa, dom José Maria Pires, arcebispo emérito da Paraíba, residindo atualmente em Belo Horizonte, participou de todas as atividades do Dia da Unidade Diocesana.

Às 19h, dom José presidiu a celebração Eucarística com todos os padres da Diocese, na igreja catedral. Uma multidão de fiéis participou da celebração em que foram abençoados os óleos do Batismo, dos Infermos e do Crisma. Durante a homilia, dom José explicou bem o sentido da celebração, falou sobre a missão do sacerdote e sobre o protagonismo do leigo na sociedade. “A missão do cristão é construir um mundo bonito para uma humanidade feliz”, ressaltou. Segundo dom José, o social salva, porque liberta, tira da escravidão, desperta para um mundo novo. O religioso é apenas o alimento para aqueles que se comprometem com a transformação social. “A Igreja precisa voltar-se para o protagonismo do leigo. Porque ele chega aonde o ministro ordenado não chega”, disse. Dom José ensinou que a palavra protagonismo, de origem grega, quer dizer ir à frente. “Esse deve ser o papel do cristão leigo”, insistiu.

No final da celebração, a comunidade prestou uma homenagem ao bispo. Na data, ele comemorou 93 anos do Batismo. Em seguida, padre Marcello Romano, administrador diocesano, agradeceu a todos os fiéis pela participação na Missa da Unidade; a dom José pela disponibilidade em presidir a celebração Eucarística; aos padres da diocese de Guanhães pelo dia em que estiveram juntos e pela celebração da Unidade Diocesana.

Na Missa, foram abençoados os seguintes óleos:

Óleo do Crisma -Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar "o bom perfume de Cristo". É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para a vivência da fé. Este óleo é usado também no sacramento da Ordem, para ungir os que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco.

Óleo dos Catecúmenos -Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.

Óleo dos Enfermos -É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como "extrema-unção". Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte. Sua cor é roxa.

Fonte: www.diocesedeguanhaes.com.br


0 comentários: