Brasão de D. Jeremias Antônio de Jesus


“Fiat Voluntas Tua” (Mt 6,10)

O Lema: “Fiat Voluntas Tua” - “Seja feita a Tua Vontade” (Mt 6,10) é pronunciado pelo próprio Filho de Deus, Jesus Cristo, na Oração do Pai Nosso, que ensinou aos seus discípulos no célebre Sermão sobre a Montanha. Jesus, Filho do Deus Vivo, ensina-nos a fazer a vontade do Pai, estabelecendo na terra, como no céu, o Reino de Deus, ainda que seja necessário a doação da própria vida. O Bispo, em seu ministério, numa atitude constante de fé e obediência entrega-se a vontade de Deus, para realizar a missão que lhe foi confiada.
Insígnias Episcopais: Chapéu prelatício com borlas pendentes de cor verde e a cruz pastoral dourada.
Escudo: A figura do Cordeiro Imolado representa o Cristo, que para fazer a vontade do Pai, doa a própria vida. Seu sacrifício perpetua-se sobre o altar, alimentando-nos para cumprirmos a Missão que nos é confiada. A cor vermelha realça o sacrifício exigido na Missão.
A flor de lis dourada salienta e enaltece a presença de Maria. Ela, que no Mistério da Encarnação do Verbo, respondeu SIM à vontade de Deus: “Faça-se em mim segundo a Tua Palavra!” (Lc 1,38). A cor azul representa o meio espiritual e a vida plena em Deus.
O Livro da Sagrada Escritura aberto representa quem ensina, e, ao mesmo tempo, o conteúdo e o referencial para quem deseja fazer a vontade de Deus.
A lamparina acesa sobre o Livro Sagrado enfatiza a Palavra como luz que guia os nossos passos e que ilumina a nossa mente no cumprimento da vontade divina. Representa também a vigilância que o Bispo assume em sua tríplice missão: ensinar, santificar e guiar o povo de Deus. A cor prata destaca a pureza e a verdade que a Palavra nos comunica e que deve ser testemunhada. 

0 comentários: