Ordenação Episcopal de D. Jeremias Antônio de Jesus.


Cinco mil pessoas lotaram a Tenda dos Peregrinos, no Santuário de Maria de Schoenstatt, em Atibaia (SP), para a ordenação episcopal do 3º bispo da diocese de Guanhães, dom Jeremias Antônio de Jesus, aos 4 de agosto de 2012, Dia de São João Maria Vianney, padroeiro dos presbíteros. A celebração iniciou às 16h. Presidiu a solene eucaristia o bispo de Bragança Paulista, dom Sérgio Aparecido Colombo. Participaram da celebração, como consagrantes, os bispos dom José Maria Pinheiro, bispo emérito de Bragança Paulista, dom Gilberto Pereira Lopes, arcebispo emérito da arquidiocese de Campinas (SP). Padre Epifânio Benedito José Braga da Silva, pároco da paróquia Santo Antônio de Piracaia (SP), foi o presbítero assistente. Monsenhor GiovanniBarreserealizou o comentário inicial, acolhendo os fiéis vindos das paróquias das dioceses de Bragança Paulista e de Guanhães. Em seguida, o monsenhor leu a biografia do monsenhor Jeremias para os fiéis.
O bispo diocesano de Bragança Paulista saudou os bispos presentes: dom Eusébio Oscar Scheid, cardeal emérito de São Sebastião do Rio de Janeiro, o arcebispo metropolitano de Campinas, dom Airton José dos Santos, o bispo de Jundiaí (SP), dom Vicente Costa, o bispo de Piracicaba, dom Fernando Mason, o bispo de Limeira, dom Vilson Dias de Oliveira, o bispo emérito de São Miguel Paulista, dom Fernando Legal, o bispo de Amparo (SP), dom Pedro Carlos Cipolini e o bispo da Campanha, dom Diamantino Prata de Carvalho. Dom Sérgio saudou monsenhor Marcello Romano, bispo eleito para a diocese de Aracuaí, os presbíteros das dioceses de Bragança Paulista e de Guanhães, bem como diáconos, religiosas/ religiosos e seminaristas. Finalizando, cumprimentou as autoridades constituídas. E muito carinhosamente, saudou os familiares e os pais do monsenhor Jeremias, o senhor Abílio Cardoso de Jesus e a senhora Claudiana Pinheiro de Jesus. Encerrou a saudação, recebendo os irmãos e irmãs das dioceses de Bragança Paulista e de Guanhães.
O rito de ordenação
Após a proclamação das leituras bíblicas, dom Sérgio iniciou o rito de ordenação. Cantou-se o Veni Creator (Vinde, Ó Espírito). Em seguida, o presbítero assistente apresentou o bispo eleito para ser ordenado para o ministério episcopal. Monsenhor Marcello Romano fez a leitura do mandato apostólico (documento oficial da nomeação como bispo diocesano de Guanhães), terminada a leitura todos/as aplaudiram e exclamaram: Graças a Deus!
Dom Sérgio Colombo pronunciou a homilia, exortando monsenhor Jeremias. “Que o seu ministério seja um ofício marcado pela alegria, pela simplicidade, pela esperança. Ame a todos os/as irmãos/ãs que Deus o confiou, principalmente os presbíteros e diáconos, seja compassivo com os pobres, ouça os seus colaboradores leigos e leigas. Estenda sua solicitude pastoral a todas as comunidades cristãs, sempre disposto a ajudar as mais necessitadas. Viva para os outros como verdadeiro servo, não busque grandeza e glória, mas a exemplo de Jesus, seja capaz de propor a verdadeira imagem de Deus: amor, comunhão, serviço”, exortou.  Prosseguindo, dom Sérgio solicitou de monsenhor Jeremias que o seu ministério não seja domínio sobre os outros, mas serviço humilde e simples. “Monsenhor Jeremias, seja um servo fiel. Tudo que recebe nesta tarde é dom, é graça. Lembra-te sempre do Bom Pastor, que conhece suas ovelhas e por elas é conhecido. Deixe a bondade manifestar-se em seu ministério.” O bispo de Bragança Paulista lembrou que a ordenação do monsenhor Jeremias acontece no mês vocacional. “No domingo (18º domingo comum), rezamos a vocação presbiteral. O ministro de hoje só será feliz se souber doar a vida aos outros.” No final, dom Sérgio agradeceu monsenhor Jeremias pelo serviço presbiteral na diocese de Bragança Paulista. “Deus seja louvado pela incansável ação pastoral que exerceu na Igreja de Bragança Paulista. Guardaremos no coração sua fidelidade, sua amizade, sua solicitude.” O bispo ainda manifestou o desejo de que o trabalho do monsenhor Jeremias como bispo colabore para que a Igreja de Guanhães torne-se casa de comunhão. “Empenhe-se por apresentar ao mundo o rosto de uma Igreja na qual todos sintam-se acolhidos como em sua própria casa.”  Sobre a nomeação de monsenhor Jeremias bispo da Igreja de Guanhães, dom Sério disse que a diocese de Bragança não perdeu um padre, mas que a Igreja ganhou um bispo, um novo pastor. “A Igreja de Guanhães está feliz e o aguarda com alegria e esperança, monsenhor Jeremias. O medo e a dúvida sejam vencidos pela confiança Naquele que o chamou. Maria, estrela da evangelização, o acompanhe. Com ela e como ela seu ministério seja sim”, concluiu.
Depois da homilia, monsenhor Jeremias declarou sua disposição em assumir o ministério episcopal. Após o propósito do eleito, cantou-se a Ladainha de todos os santos. O rito de ordenação chegou ao momento central: a imposição das mãos e prece de ordenação. O bispo sagrante impôs as mãos sobre a cabeça do monsenhor Jeremias. Em silêncio, todos os bispos presentes realizaram o mesmo gesto. Terminada a prece de ordenação, dom Sérgio ungiu a cabeça de (agora bispo da Igreja) dom Jeremias, entregou-lhe o Livro dos Evangelhos e as insígnias episcopais (o anel, símbolo da fidelidade; a mitra, símbolo daqueles que ensinam; o báculo, símbolo do serviço pastoral). Emocionante, quando depois da entrega dos símbolos, mais de 3 mil pessoas aclamaram o bispo da diocese de Guanhães. E os bispos presentes saudaram dom Jeremias Antônio de Jesus.
Após o rito de ordenação, a Missa prosseguiu com a liturgia eucarística, o rito de comunhão e o rito final.
Agradecimentos finais
O vigário geral da diocese de Bragança Paulista, padre Líbero Zappone, dirigiu mensagem de agradecimento a dom Jeremias pelo ministério presbiteral exercido na Igreja Particular de Bragança.  “Nós, dom Jeremias, desta Igreja, lhe desejamos um pastoreio bem sucedido", concluiu o vigário geral.
Em seguida, dom Jeremias cumprimentou todos os bispos e arcebispos, os presbíteros das dioceses de Bragança Paulista e Guanhães, diáconos, religiosos/as, seminaristas, coordenadores de atividades pastorais, grupos, movimentos apostólicos, representantes de outras igrejas cristãs, autoridades presentes, os pais e familiares, amigos/as. “O Senhor olhou para a minha humanidade e teve misericórdia de mim. Não sou digno. Só e unicamente pela graça de Deus, abraço com carinho e amor nesta missão de ser continuador da obra de Jesus Cristo, Filho de Deus. Pelo ministério episcopal, eu possa fazer o que agrada ao Pai.” Em seguida, o bispo pronunciou: “Quero agradecer aos meus queridos pais, Abílio e Claudiana, pelo amor, carinho, valores humanos e cristãos, caráter e educação, os meus irmãos, cunhados, sobrinhos, familiares e parentes pelo apoio à minha vocação. Agradeço o papa Bento XVI, o núncio apostólico, dom Giovanni d'Aniello, a Igreja que me confiou o ministério episcopal, a todos que caminharam comigo no ministério presbiteral nesta Igreja de Bragança Paulista.” Dirigindo-se ao bispo diocesano de Bragança Paulista, disse: “Obrigado, dom Sérgio, pelo apoio, carinho e confiança.” E continuou: “Agradeço aos religiosos, às religiosas do Instituto Secular de Maria Schoenstatt pelo apoio, aos seminaristas (...). Agradeço ao povo que participou desta celebração e celebra a fé.”
Dom Jeremias lembrou-se das paróquias onde exerceu o ministério presbiteral. Na sequência falou sobre o ministério episcopal na diocese de Guanhães. “Guanhães é um presente que o Bom Deus está me dando. Lá vou exercer o ministério episcopal. Lá aprenderei a ser bispo. Lá realizarei a vontade de Deus. Gente simples, humilde, que luta, que sabe acolher.”  E concluiu: “Que São João Maria Vianney, padroeiro dos presbíteros, me ajude a ser um bom pastor. Desejo e espero caminhar e trabalhar juntos no anúncio do Evangelho. Sei que muitos trabalhos e muitos desafios nos aguardam. Confio-me inteiramente a Maria Imaculada para exercer o ministério episcopal com alegria e solicitude. Que as sabedorias, graças e bênçãos do Senhor estejam junto de nós em nossos trabalhos.”
Depois do pronunciamento, dom Jeremias, acompanhado pelos bispos consagrantes, abençoou a todos os fiéis. O bispo sagrante, dom Sérgio Colombo, procedeu com a bêncão final.

Mais fotos da ordenação episcopal no site da http://vidanovafm.com.br/


FONTE: http://www.diocesedeguanhaes.com.br/

0 comentários: