Brasão de Mons. Marcello Romano


Descrição Heráldica
Escudo: De esmalte azul com uma Cruz Tal em ouro sobreposta. Um coração vermelho flamejante, encimado por um fogo formado por três chamas. Sobre o coração uma coroa de espinhos, formada por corações vazados.  Abaixo da Cruz Tal uma Flor de Liz azul.
Insígnias: Chapéu Prelatício verde, forrado de vermelho, do qual pendem, de cada lado, três fileiras de borlas e seus cordões também verdes. Uma Cruz Pastoral de ouro, ornada com cinco rubis.
Listel em prata com o lema: "FAZER O AMOR SER AMADO".
Simbologia:
chapéu verde, símbolo da dignidade episcopal, lembra Jesus Cristo, Cabeça da Igreja. As doze borlas lembram os doze Apóstolos, Alicerces da Igreja. É também conhecido como “Chapéu do Peregrino” para lembrar que o bispo é missionário a serviço da esperança (verde).
cruz pastoral dourada, que perpassa todo o brasão, simboliza o trono glorioso de Cristo e a Redenção que Ele realizou através de sua Morte e Ressurreição. O Anúncio da Salvação, realizada por Cristo, deve chegar a todos e a Cruz, indicando os quatro pontos cardeais, recorda a universalidade da Missão da Igreja. As cinco pedras de rubi lembram as Chagas de Cristo, e que a entrega do novo bispo à missão deve ser total, assim como foi total a entrega que Cristo fez de Si mesmo na cruz.
Escudo de cor azul evoca o Infinito e o próprio Deus. Também lembra a proteção de Nossa Senhora. Sobre o brasão, uma CruzTau, referência à espiritualidade franciscana, que sempre marcou a vida do novo bispo. Sobre ela, o Coração Sagrado de Nosso Senhor,rodeado por uma Coroade espinhos, formada por corações vazados. São nossos corações, tantas vezes vazios de amor a ferir o Coração do Senhor. Nossa vida toda precisa ser uma resposta de amor ao Amor de Deus por nós.
As três chamas que formam o fogo flamejante do coração lembram que todo serviço deve ser aquecido, iluminado e guiado pela Trindade, fonte do Amor generoso e gratuito.
Abaixo da cruz encontra-se uma Flor de Liz azul. É a presença maternal de Maria na vida do novo bispo. Ela recorda que Maria intercede por seus filhos e que estará sempre presente na vida do novo bispo, inclusive nos momentos difíceis, assim como esteve aos pés da cruz, junto de seu Filho Jesus.
lema do listel prateado traz a inscrição “FAZER O AMOR SER AMADO” De inspiração franciscana, iluminará e guiará o ministério episcopal de dom Marcello com o desejo constante de glorificar a Deus e de levar todas as pessoas ao encontro do Amor Encarnado.

Fonte: Diocese de Guanhães

0 comentários: