Padre Victor se torna o primeiro Beato afrodescendente do Brasil.

Foi beatificado neste sábado (14), em Três Pontas (MG), o padre Francisco de Paula Victor, sacerdote diocesano que viveu entre 1827 e 1905. A cerimônia de Beatificação presidida pelo Cardeal Angelo Amato, enviado do Papa Francisco, às 16h, no aeroporto local. 
            Padre Victor nasceu em Campanha (MG), no dia 12 de abril de 1827, e foi batizado em 20 de abril do mesmo ano pelo padre Antônio Manoel Teixeira. Era filho da escrava Lourença Maria de Jesus.
O milagre reconhecido pelo Vaticano e que proporcionou a Beatificação foi o da professora Maria Isabel de Figueiredo, que não podia engravidar. Foram dois anos de tratamentos e muitas desilusões, até que ela pediu a intercessão de Padre Victor durante uma novena, em 2009. Um ano depois, a professora conseguiu engravidar de uma menina, contrariando todas as previsões médicas.
O Bispo da Diocese da Campanha Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, OFM,  escreveu sobre Padre Victor:
“Filho de escrava, cedo despertou para a Vocação Sacerdotal. Admitido ao Seminário de Mariana, sofreu humilhações dos próprios colegas. Mais tarde estes passaram a admirá-lo por sua paciência e perseverança. Ordenado em 1851, permaneceu em Campanha por quase um ano. Em 1852 foi enviado a Três Pontas onde permaneceu até a morte, em 1905. Também ali sofreu preconceito por parte de pessoas ainda ligadas à escravidão, mas granjeando a simpatia dos humildes e pobres pela imensa caridade com que os tratava. Homem de poucas palavras pregava, sobretudo, pelo testemunho de uma vida dedicada às crianças, para as quais fundou um escola, e pela prática das obras de misericórdia. Faleceu com fama de santidade, em Três Pontas, MG, aos 23 de setembro de 1905".

O processo de beatificação do padre Francisco de Paula Victor começou em 1993 e foi retomado em 1998, com o reconhecimento dos restos mortais. Em 2012, o Papa Bento XVI reconheceu as virtudes cristãs praticadas por ele em grau heroico, então passou a ser chamado de venerável.
 O milagre que possibilitou a beatificação foi reconhecido pelo Papa Francisco, em maio desse ano. Padre Victor é tido como "Apóstolo da Caridade". 
Na cerimônia foi apresentada aos fiéis a imagem oficial do beato que segundo dom Diamantino, carrega os símbolos da origem do beato e suas feições adquirem uma certa jovialidade; que simboliza a leveza de sua santidade.

Fonte: a12.com

0 comentários: