Dom Jeremias convoca a todos para a IV Assembleia Diocesana de Pastoral

MITRA DIOCESANA DE GUANHÃES

                                                                         Guanhães, 18 de Janeiro de 2.016
CIRCULAR N° 01/2.016
ASSUNTO: IV ASSEMBLEIA DIOCESANA DA AÇÃO EVANGELIZADORA 
Dom Jeremias Antônio de Jesus, por mercê de Deus e da Sé Apostólica, Bispo Diocesano da Diocese de Guanhães,
Caros irmãos Presbíteros, Religiosas, Consagradas, Seminaristas, Ministros da Palavra, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Agentes de Pastoral, Povo de Deus da Diocese de Guanhães.
            Saudações fraternas
            Conforme consta em nosso calendário, dia 15 de novembro realizaremos a IV Assembleia Diocesana da Ação Evangelizadora da Diocese de Guanhães. Uma Assembleia Diocesana certamente é a oportunidade para avaliar a nossa caminhada, compreender o momento presente olhando para a história passada e planejar o futuro da nossa Igreja Particular. Nosso objetivo é o mesmo de toda a Igreja no Brasil: “Evangelizar a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino Definitivo”
            Em comunhão com toda a Igreja desejamos dar uma resposta às urgências contempladas nas D.G.A.E. 2015-2019 e, ao mesmo tempo, realinhar a nossa caminhada e as nossas atividades com as urgências pastorais aprovadas na Assembleia de Pastoral do Regional Leste 2 realizada de 03 a 05 de novembro de 2.015:  Ser uma Igreja, comunidade de comunidades em missão; trabalhar a iniciação à vida cristã na comunidade e o Cuidado com a Casa Comum.
            A partir deste momento convoco toda a Diocese para que se coloque em “estado e em atitude de Assembleia”. Em breve todos receberão o material para a realização das Assembleias Paroquial e por área pastoral, preparando a grande Assembléia Diocesana. “As Diretrizes contempladas no Documento 102 da CNBB são um farol a iluminar o nosso caminhar. A Assembleia Diocesana tem a função de transformar as Diretrizes em planos pastorais, que são o conjunto de atividades articuladas entre si para se chegar a um objetivo. Sem um plano, os sonhos não conseguem tocar o chão da realidade.
As Diretrizes respondem à questão: aonde precisamos chegar? Os planos respondem a outras questões: como (passos ou etapas), quem (responsáveis), com o quê (recursos) e quando(prazos). É a partir da articulação entre estes itens que surgem os planos. Sem respostas adequadas a estes itens, os planos não saem do papel” (DGAE p.73-74).
            Estou certo que temos condições para realizar este trabalho tão importante para a nossa Diocese. Somos todos co-responsáveis! Enfrentemos este desafio com esperança e alegria. A participação de todos é imprescindível! Que o Espírito Santo de Deus nos ilumine neste caminhar!  Não nos faltem a intercessão da Bem-Aventurada Virgem e de São Miguel Arcanjo, nosso Padroeiro!
            Em Cristo Jesus, o Rosto da Misericórdia de Deus,



Dom Jeremias Antonio de Jesus
Bispo Diocesano

“Fiat Voluntas Tua”

0 comentários: