Bispo convoca os diocesanos para a V Assembleia

Observação: Conforme Dom Jeremias, esta carta deverá ser divulgada e lida em todos os grupos possíveis de  comunidades paroquiais e meios de comunicação.








MITRA DIOCESANA DE GUANHÃES
Guanhães, 01 de Maio de 2.016.

Caros irmãos Presbíteros, Religiosas, Consagradas, Seminaristas, Ministros da Palavra, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Agentes de Pastoral, Povo de Deus da Diocese de Guanhães.
Neste Ano Santo da Misericórdia do Senhor, celebrando os Trinta Anos da instalação da nossa Diocese, convoco a todos, para que, no dia 15 de novembro realizemos a 5ª Assembleia Diocesana da Ação Evangelizadora da Diocese de Guanhães. Uma Assembleia Diocesana certamente é a oportunidade para avaliar a nossa caminhada, compreender o momento presente olhando para a história passada e planejar o futuro da nossa Igreja Particular. Nosso objetivo é o mesmo de toda a Igreja no Brasil: “Evangelizar a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino Definitivo”.
Em comunhão com toda a Igreja desejamos dar uma resposta às urgências contempladas nas D.G.A.E. 2015-2019 e, ao mesmo tempo, realinhar a nossa caminhada e as nossas atividades com as urgências pastorais aprovadas na Assembleia de Pastoral do Regional Leste 2 realizada de 03 a 05 de novembro de 2.015:  Ser uma Igreja, comunidade de comunidades em missão; trabalhar a iniciação à vida cristã na comunidade e o Cuidado com a Casa Comum.
A partir deste momento, coloquemo-nos em “estado e em atitude de Assembleia”. As Diretrizes contempladas no Documento 102 da CNBB são um farol a iluminar o nosso caminhar. A Assembleia Diocesana tem a função de transformar as Diretrizes em planos pastorais, que são o conjunto de atividades articuladas entre si para se chegar a um objetivo. Sem um plano, os sonhos são conseguem tocar o chão da realidade.
Estou certo que temos condições para realizar este trabalho tão importante para a nossa Diocese. Somos todos co-responsáveis! Enfrentemos este desafio com esperança e alegria. A participação de todos é imprescindível! Que o Espírito Santo de Deus nos ilumine neste caminhar!  Não nos faltem a intercessão da Bem-Aventurada Virgem e de São Miguel Arcanjo, nosso Padroeiro!
Em Cristo Jesus, o Rosto da Misericórdia de Deus,
Dom Jeremias Antônio de Jesus
Bispo Diocesano
“Fiat Voluntas Tua”


0 comentários: