A ESPIRITUALIDADE DO ADVENTO



Todos os grandes eventos exigem uma preparação. Por isso, a Igreja instituiu, na liturgia, um período que antecede o natal: o advento que, possui um sentido especial para a fé. A palavra “advento” quer dizer “que está para vir”. O tempo do Advento é, para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo. O Advento começa às vésperas do Domingo, dia 29 de novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus, contando quatro domingos. Esse Tempo possui duas características: as duas últimas semanas, dos dias 17 a 24 de dezembro, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós. Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. Por isto, o Tempo do Advento é um tempo de piedosa e alegre expectativa.

TEOLOGIA DO ADVENTO: Ao serem aprofundados os textos litúrgicos desse tempo, constata-se na história da humanidade o mistério da vinda do Senhor Jesus que, de fato se encarna e se torna presença salvífica na história, confirmando a promessa e a aliança feita ao povo de Israel. Deus, ao se fazer carne, plenifica o tempo (Gl 4,4) e torna próximo o Reino (Mc 1,15). O Advento recorda também o Deus da revelação, Aquele que é, que era e que vem (Ap 1, 4-8), que está sempre realizando a salvação, mas cuja consumação se cumprirá no “dia do Senhor”, no final dos tempos.
O caráter missionário do Advento se manifesta na Igreja pelo anúncio do Reino e a sua acolhida pelo coração do homem até a manifestação gloriosa de Cristo. As figuras de João Batista e Maria são exemplos concretos da missionariedade de cada cristão, quer preparando o caminho do Senhor, quer levando o Cristo ao irmão para o santificar. Não se pode esquecer que toda a humanidade e a criação vivem em clima de advento, de ansiosa espera da manifestação cada vez mais visível do Reino de Deus.
A celebração do Advento é, portanto, um meio precioso e indispensável para nos ensinar sobre o mistério da salvação e assim termos a Jesus como referência e fundamento, dispondo-nos a “perder” a vida em favor do anúncio e instalação do Reino.

ESPIRITUALIDADE DO ADVENTO: A liturgia do Advento nos impulsiona a reviver alguns dos valores essenciais cristãos, como a alegria vigilante, a esperança, a pobreza, a conversão. Deus é fiel a suas promessas: o Salvador virá! Daí a alegre expectativa, que deve nesse tempo, não só ser lembrada, mas vivida, pois aquilo que se espera acontecerá com certeza. Portanto, não se está diante de algo irreal, fictício, passado, mas diante de uma realidade concreta e atual.
A esperança da Igreja é a esperança de Israel já realizada em Cristo mas que só se consumará definitivamente na parusia do Senhor. Por isso, o brado da Igreja característico nesse tempo é “Marana tha”! Vem Senhor Jesus! O tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança (I Tm 1, 1): esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados e fraquezas, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições.
O Advento também é tempo propício à conversão. Sem um retorno de todo o ser a Cristo não há como viver a alegria e a esperança na expectativa da Sua vinda. É necessário que “preparemos o caminho do Senhor” nas nossas próprias vidas, lutando contra o pecado, através Todos os grandes eventos exigem uma preparação. Por isso, a Igreja instituiu, na liturgia, um período que antecede o natal: o advento que, possui um sentido especial para a fé. A palavra “advento” quer dizer “que está para vir”. O tempo do Advento é, para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo.
O Advento começa às vésperas do Domingo, dia 29 de novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus, contando quatro domingos. Esse Tempo possui duas características: as duas últimas semanas, dos dias 17 a 24 de dezembro, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós. Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. Por isto, o Tempo do Advento é um tempo de piedosa e alegre expectativa. de uma maior disposição para a oração e mergulho na Palavra. No Advento, precisamos nos questionar e aprofundar a vivência da pobreza. Principalmente aquela que leva a confiar, se abandonar e depender inteiramente de Deus (e não dos bens materiais), que tem n’Ele a única riqueza, a única esperança e que conduz à verdadeira humildade, mansidão e posse do Reino.

A COROA DE ADVENTO - SÍMBOLOS E SIGNIFICADOS: A coroa do Advento foi concebida em Hamburgo, na Alemanha, há mais de cem anos, e constitui um hino à natureza que se renova, à luz que vence as trevas, um hino a Cristo, a verdadeira Luz, que vem para vencer as trevas do mal e da morte. É sobretudo, um hino à vida que brota da verdadeira Vida – Jesus. Ela é feita de galhos sempre verdes entrelaçados, formando um círculo, no qual são colocadas 4 grandes velas representando as 4 semanas do Advento.

A FORMA CIRCULAR DA COROA DO ADVENTO: A coroa tem a forma de círculo, o círculo não tem princípio, nem fim. É símbolo do tempo que não tem início nem fim. Símbolo de Cristo, Senhor do tempo e da história, da eternidade, da unidade. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar. Além disso, o círculo dá uma ideia de “elo”, de união entre Deus e as pessoas, como uma grande “Aliança”. Desde a Antigüidade, a coroa é símbolo de vitória e do prêmio pela vitória.

OS RAMOS VERDES: Os ramos que enfeitam o círculo costumam ser de pinus ou de ciprestes, pois não perdem as folhas no inverno, símbolo de persistência e de imortalidade, de vitória sobre a morte. Sua cor é verde, cor da esperança e da vida, Deus quer que esperemos a Sua graça, o Seu perdão misericordioso e a glória da Vida Eterna no final de nossa vida. Bênçãos estas que nos foram derramadas por Nosso Senhor Jesus Cristo, em Sua primeira vinda entre nós, e que agora, com esperança renovada, aguardamos a Sua consumação, na Sua segunda e definitiva volta.

A FITA VERMELHA E DETALHES DOURADOS: A fita e o laço vermelho que envolvem a Coroa simbolizam o Amor de Jesus Cristo, que Se torna Homem, é também símbolo da Sua vitória sobre a morte através de Sua entrega por amor. Os detalhes dourados prefiguram a glória do Reino que virá.

AS BOLAS DA COROA DO ADVENTO: Simbolizam os frutos do Espírito Santo que brotam no coração de cada cristão.

AS QUATRO VELAS: As quatro velas da Coroa indicam as quatro semanas do Tempo do Advento, as quatro fases da história da Salvação preparando a vinda do Salvador, os quatro pontos cardeais irradiando a luz da salvação ao mundo inteiro, a Cruz de Cristo, o Sol da Salvação que ilumina o mundo envolto em trevas.
No início, vemos nossa coroa sem luz e sem brilho, isto nos recorda a experiência da escuridão do pecado. O ato de acender gradativamente, uma a uma as velas no decorrer das semanas do Advento, significa a progressiva vitória da Luz sobre as trevas, que vai acontecendo com a aproximação do Nascimento de Jesus, Luz do mundo, Aquele que dissipa toda escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada.


AS CORES DAS VELAS DO ADVENTO: A cor das velas originariamente, seguem a cor das vestes litúrgicas do Sacerdote, sendo assim: três velas de cor roxa e uma de cor rosa. A cor roxa é usada no primeiro, segundo e quarto domingos do Advento simbolizando a conversão e penitência e a cor rosa no terceiro domingo (Gaudete - Alegrai-vos) simbolizando a alegria em meio à expectativa da chegada de Jesus. Mas podem ser adotadas também outras cores.

Fonte:http://igrejasaojose.org.br/jornal/ 

0 comentários: